quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Metical continua a depreciar-se face às principais moedas


Taxas de câmbio
  • O Metical continuou a perder valor em comparação com o Dólar americano, Rand, da África do Sul, e ao Euro, principais moedas de importação de Moçambique, durante a primeira quinzena de Setembro. Nos bancos comercias a queda do metical face ao dólar foi de 2,23%, nas casas de câmbio é de 5,80%, no Mercado Cambial Interbancário (MCI - transação entre o Banco Central e os bancos comerciais) é de 5,69%.
  • Segundo o comunicado do Banco de Moçambique referente à situação financeira da quinzena de 1 a 15 de Setembro, a moeda nacional depreciou-se em relação ao Rand, 7,84%, e Euro, 6,02%, tendo o diferencial entre a taxa de câmbio médio dos bancos comerciais e a do MCI reduzido para -1,31%.
  • Até ao dia 15 de Setembro o dólar era comercializado nos bancos comerciais ao valor de 76,9 meticais contra 73,56 meticais efectuado nas casas de câmbio.
  • No que se refere ao MCI, o Dólar era comercializado ao valor de 76,81 meticais, o Rand a 5,41 meticais, e o Euro ao valor de 86,37 meticais. 
  • A moeda nacional está a depreciar-se desde o início do ano, estando agora a acumular perdas em 76,23% face ao Euro, 87,85% ao Rand e 70,88% em relação ao dólar. Este tem sido um ano de muitos desafios para a estabilização da moeda nacional. A depreciação anual do metical atingiu os 80,94% comparativamente ao Rand, 89,66% ao Euro e o pico de 90,64% ao dólar.
  • O comunicado acima citado faz o resumo da evolução dos principais indicadores da conjuntura económica e financeira, doméstica e internacional do período em referência. Esta comparação é referente as taxas de câmbio do metical em relação às moedas mais transacionadas no mercado interno.
A depreciação do metical encarece os produtos importados.


EmoticonEmoticon

Temperatura