quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Alfândegas arrecadam cerca de 30 milhões de meticais com Janela Única Electrónica


Valores encaixados entre Janeiro e Agosto
Dados da Autoridade Tributaria de Moçambique indicam que entre Janeiro e 25 de Agosto deste ano entraram nos cofres do Estado 30.1 milhões de meticais, através da Janela Única Electrónica – JUE.
A Autoridade Tributaria de Moçambique (ATM) reconhece a eficiência da JUE, que completa cinco anos neste mês, mas assume que ainda existem desafios na sua implementação.
Isaías Mondlane, assessor da ATM, destacou a necessidade de conclusão dos módulos previstos no sistema, a integração da JUE aos outros serviços públicos intervenientes na cadeia de desembaraço aduaneiro e a interconectividade com os novos sistemas de pagamento (mobile money) como os principais desafios.
Por sua vez, o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, afirma que a Janela Única Electrónica é uma solução completa para o desembaraço de mercadorias de forma eficiente e eficaz. Mas considera que é preciso eliminar os constrangimentos burocráticos que impedem o desenvolvimento do comércio externo.
Vuma e Mondlane falavam num seminário de reflexão sobre experiências e desafios da JUE, sob o lema “Experiências e Benefícios para a Competitividade da Economia de Moçambique”, realizado em Marracuene, na província de Maputo, com o objectivo de promover o comércio externo.

Fonte: O Paisonline


EmoticonEmoticon

Temperatura