quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Origem e significado de “Nhanhado”, por Messias Maricoa


Aos 23 anos de idade, Messias Maricoa é uma das maiores referências artísticas da capital do norte, Nampula, e de toda a Pérola do Índico. Os seus números musicais são estrondosos, desde Nhanhado (música responsável pelo seu boom no planeta música, ora razão para o nascimento destas linhas) até o Só te olho.
As suas músicas são únicas, marcadas por letras simplórias, repetitivas e acessíveis. Com a sua aveludada voz, Maricoa tira proveito do seu sotaque nortenho e, inclusive, de expressões macua, para trazer kizomba à moda moçambicana. Outra questão peculiar nas suas composições é, propositadamente ou não, o desinteresse pelo bom português, o que dá ânimo às suas cantigas de amor.
No dia em que foi seleccionado como artista da semana, no programa Alta Tensão, o autor dos também hits Madoda e Feijão com Arroz Dele, Messias Maricoa, que já “arruma seus rambos” em direcção à Europa, revelou o segredo do seu sucesso, significado do termo Nhanhado e a origem da música que carrega o mesmo como título.
“Não precisei de pisar ninguém para chegar onde estou – inspiração, criatividade e fé são as minhas bases”
Mais adiante, sobre os bastidores da música e o significado do Nhanhado, Messias Maricoa contou detalhadamente.
“Essa palavra tem vários significados, na minha província, por exemplo, significa estragado ou esmagado. A ideia de usar a expressão surge quando ouço a conversa de uns amigos sobre a noite passada, na qual um deles bebeu tanto ao ponto de dizer-se que estava nhanhado. Daí, quando chego à casa, aparece-me uma melodia antes de dormir. Encaixei a palavra e, de repente, comecei a sentir vertigens”, narrou.
Messias Maricoa aprofunda ainda que as vertigens durante o processo de criação são o principal sinal de que está inspirado. Portanto, logo que o seu corpo começou a responder aos estímulos, tratou de fechar a porta do seu quarto para que não fosse incomodado.
Lançar uma música com dimensão de Nhanhado sempre constou da lista dos seus planos como artista, porém nunca tinha imaginado que fosse desta vez. “Fazer kizomba que batesse em Moçambique foi uma promessa que dei a mim mesmo”, assim nasce a música.
Com pouco mais de dois anos de carreira, é o terceiro artista moçambicano, depois da Dama do Bling e Lizha James, a ser nomeado ao MTV África Music Awards, onde concorre na categoria Listener`s Choice Awards (Escolha dos ouvintes).
A primeira kizomba de Messias Maricoa dividiu opiniões e amedrontou carreiras, tanto moçambicanas como angolanas – os de cá (Moçambique) duvidaram que “Nhanhado” fosse um produto nacional e os de lá (Angola) não só se sentiram ameaçados como também reconheceram o seu talento.
E o feedback não parou por aí, no meio de tantos, grandes, bons e já internacionais fazedores de kizomba em Moçambique, Messias Feliciano Maricoa, seu nome civil, participa no Festival Tropical Zouk.
O impacto desta música, em Angola, foi revelado pelo recém-apelidado rei da kizomba por Eduardo Paim, o músico e produtor C4 Pedro, aquando da sua última vinda à Maputo, no programa Alta Tensão. “A música “Nhanhado” instabilizou muitos angolanos e a mim, inclusive”, revelou King Ckwa que num passado recente usou a sua conta do Facebook para elogiar o outro talento dos Maricoa, Filomena.

Fonte: Xigubo.com


EmoticonEmoticon

Temperatura