Carlos Agostinho do Rosário falava hoje na sessão parlamentar de informações do Governo
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse que Moçambique pretende discutir com o Fundo Monetário Internacional um novo pacote de assistência financeira. No seu discurso, hoje, na sessão parlamentar de informações do Governo, Do Rosário disse que o executivo vai renegociar as dívidas Pro-Indicus e MAM, confirmando o encontro de Adriano Maleiane com os credores em Londres.
“O Governo está neste momento, igualmente a trabalhar com os credores das dívidas contraídas pelas empresas Pro-Indicus e MAM, com vista a iniciar a negociação da reestruturação destas dívidas, o que permitirá criar espaço fiscal para financiar as acções prioritárias do Governo e estimular o crescimento económico”, disse.
O Primeiro-ministro garantiu, por outro lado, que a Procuradoria-Geral da República vai lançar, em breve, um concurso público para contratar um auditor internacional independente.
“A Procuradoria-Geral da República de Moçambique lançará em breve um concurso para a contratação de um auditor internacional independente. Ainda no contexto do reforço da transparência, o Governo vai prestando os devidos esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito desta magna casa do povo, sobre as dívidas contraídas pelas empresas EMATUM, Pro-Indicus e MAM”, esclareceu.
As empresas Pro-Indicus e MAM contraíram dívidas com garantias do Estado no valor de mais de 1.1 bilião de dólares. No princípio deste ano, o Governo concluiu a renegociação da dívida da EMATUM, alargando os prazos de pagamento.
Fonte: Opais
EmoticonEmoticon