A decisão é do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique
Três milhões de cartões SIM não registados poderão ser bloqueados a partir de sábado pelas operadoras de telefonia móvel. A decisão é do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) que, depois de vários adiamentos, parece ser desta vez que a autoridade reguladora das comunicações vai fazer cumprir o regulamento de registo e activação dos módulos de identificação do subscritor do serviço de telefonia móvel, aprovado em Agosto de 2015.
Em comunicado de imprensa divulgado ontem, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique avisa que a partir de 3 de Setembro até Novembro serão bloqueados três milhões de números de telefone não registados. Cada operadora de telefonia móvel, nomeadamente a Mcel, a Vodacom e a Movitel, será responsável pelo bloqueio de um milhão dos cartões não registados, cortando serviços de voz, dados e mensagens de texto.
“Os subscritores serão informados, através de SMS, que deverão registar os seus números, sendo, posteriormente, bloqueados todos aqueles que não tenham sido registados. Esta acção é fundamental para que todo o sistema de telecomunicações esteja regulado e funcione com segurança”, lê-se no comunicado.
A INCM lamenta a existência de subscritores não regularizados, apesar de várias campanhas iniciadas em 2015 sobre a importância do registo dos cartões. Além de questões de segurança, o registo visa promover o uso responsável do cartão.
Fonte: O Pais Online
EmoticonEmoticon