O EXÉRCITO nigeriano anunciou ontem que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, tinha ficado seriamente ferido e que vários comandantes do grupo extremista tinham sido mortos num ataque aéreo ao seu bastião no nordeste da Nigéria.
Shekau, cuja liderança do Boko Haram foi recentemente posta em causa, ficou “gravemente ferido” num ataque aéreo na passada sexta-feira à floresta de Sambisa, indicou o porta-voz do Exército nigeriano, Sani Usman, num comunicado.
“Acredita-se que o seu líder, o chamado 'Abubakar Shekau', foi ferido fatalmente nos ombros”, acrescenta o comunicado do porta-voz dos militares, sem dar detalhes.
Três comandantes do Boko Haram – Abubakar Mubi, Malam Nuhu e Malam Hamman – foram igualmente mortos e vários outros ficaram feridos, adiantou Usman.
O Exército nigeriano já anunciou a morte de Abubakar Shekau por diversas vezes, mas o esquivo líder do Boko Haram reaparece regularmente em vídeos do grupo “jihadista”.
O anúncio do Exército nigeriano ocorreu no mesmo dia em que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegava ao país para abordar, entre outras, a questão da luta contra o Boko Haram, cuja rebelião já causou mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.
A Nigéria vem pressionando os Estados Unidos para que lhe venda aeronaves que lhe permitam enfrentar o grupo extremista. LUSA/SWISSINFO
EmoticonEmoticon