Reconhecida pelas entrevistas sem filtro que concede, a sensação da natação chinesa Fu Yuanhui quebrou mais um tabu: o da menstruação das atletas. No domingo, depois do quarto lugar na estafeta dos 4x100 metros estilos, a jovem de 20 anos culpou o ciclo menstrual pela sua fraca prestação.
"Não acho que tenha nadado muito bem hoje. Sinto que desapontei as minhas colegas", começou por dizer, visivelmente fatigada, numa "flash interview" logo depois do fim da prova dos 4x100 metros estilos, estafeta na qual a China se ficou pelo quarto lugar.
"É porque a minha menstruação veio ontem, então sinto-me especialmente cansada. Mas isso não é desculpa, eu não nadei bem o suficiente", disse Fu Yuanhui, quebrando mais uma barreira: a da menstrução das atletas.
Medalhada de bronze nos 100 metros costas, Fu ganhou notoriedade pelas entrevistas na zona mista, onde os atletas falam com a imprensa depois das provas.
Com menos medalhas na conta chinesa que o previsto, a nadadora encara o desporto que representa com descontração e ironia, respondendo às perguntas dos jornalistas quase sempre de forma eufórica, feliz e divertida.
Quando lhe perguntaram a estratégia que usou para obter o bronze, Fu respondeu: "Usei toda a minha energia mística".
EmoticonEmoticon