A FRELIMO PERDEU AS ELEICOES E AS 6 PROVÍNCIAS EXIGIDAS PELA RENAMO VISAM RESOLVER O DIFERENDO ELEITORAL
* A renamo jamais recuará da sua decisão
Informações que nos chegam indicam que ainda há um braço de ferro entre a frelimo e a renamo nas negociações que decorrem em Maputo. A frelimo insiste na ilegalidade das pretensões da renamo de governar as 6 províncias por si ganhas nas últimas eleições. Ora este revela alguma petulância e falta de humildade por parte da frelimo, pois, na verdade a frelimo perdeu de forma copiosa as eleições e ordenou as instituições por si controladas para validar um rol de gritantes ilegalidades. O mais aberrante foi validar os resultados sem os respectivos editais.
Em outras latitudes, estes abusos anti democráticos da frelimo resvalariam para uma situação de caos total no país, a guisa do que aconteceu no Kenya ou Burkina Faso, mas valeu a grande contenção do líder da renamo, que soube acalmar as populações para não enveredar pela violência.
Como já é do conhecimento publico, nestas negociações a renamo não està a "pedir autorização" a frelimo para que governe as 6 províncias, apenas procura de boa fé e seguindo estritamente as regras democráticas, exigir que a sua pretensão de governar as 6 províncias conste na constituição, do contrário, fá lo ia pela forças das armas.
As províncias exigidas pela renamo não pertencem a frelimo muito menos a renamo e a frelimo é um partido que está a governar ilegalmente por ter perdido as eleições e a exigência da Renamo é até uma generosidade porque em termos globais a renamo venceu as eleições gerais de Outubro de 2014 com cerca de 70% dos votos.
A frelimo está a tentar gingar enquanto está a governar ilegalmente desde 1994, violando sistemática e continuamente a constituição. Que todo o povo mocambicano e a comunidade internacional fique a saber que a frelimo não está a negociar de boa fé e ainda está obcecado na "Savimbizacao" do líder da renamo Afonso Dhlakama. Até este momento a frelimo está a destacar grandes contigentes a Gorongoza, local onde reside o líder da Renamo.
A frelimo também concebeu um plano altamente criminoso e que configura crime contra a humanidade: o assassinato em massa de membros e simpatizantes do partido renamo. A frelimo treinou oficialmente um contigente de esquadrões de morte com ajuda da Coreia do Norte para raptar exterminar todo o cidadão nacional que se identique com renamo. Os líderes nacionais deste grupo de assassinos são os cidadãos nacionais Alberto Joaquim Chipande, um veterano de guerra e quadro sénior do partido frelimo e o actual ministro do interior Basílio Monteiro, que também está envolvido no assassinato do constituiticionalista franco - mocambicano Dr Gilles Cistac.
A frelimo ainda tem a ilusão de que a renamo irá recuar da sua decisão mas desta vez será ou vai ou racha. A frelimo habituou se a um Dhlakama indeciso e vacilante durante os últimos 23 anos mas eu Unay Cambuma tenho confirmação de fontes idóneas que o Dhlakama que está em Satungira, não é o mesmo que a frelimo humilhou na Beira no dia 9/10/2015. Aquela foi última tentativa do líder da renamo para encontrar uma saída pacífica para crise pós eleitoral.
Devemos frisar que militarmente a frelimo já não tem a mínima possibilidade para provocar uma cócega sequer as temíveis forças militares da renamo. A última grande operação iniciada a 27 de Maio contra o líder da Renamo na Serra da Gorongoza, em que participaram perto de 2000 forças especiais e de elite, chinesas e vietnsmitas (veteranos na reserva), zimbabweanos, angolanas e tanzanianas, todas muito bem equipadas, foi a prova suprema da hiperiodade militar da renamo.
A renamo ficou galvanizada e altamente moralizada com esta "vitória retumbante e esmagadora" na Gorongoza e jà não teme a ninguém. A frelimo depositou grande esperança nesta mega operação militar mas tudo deu errado. Como jà publicámos aqui e porque a frelimo ainda acha que a solução final é matar Dhlakama, jà esta sendo organizada outra mega operação composta por 2000 mercenários do Zimbabwe, a que se juntarão algumas unidades das tropas de elite do Congo Democrático e Tanzania. Eventualmente o Zimbabué vai ajudar com os seus obsoletos mig-23, que voarao "a socapa" a partir do aeroporto militar de Buffalo Range, perto de Chicualala. O regime do Sudão já forneceu 4 helicópteros e 6 pilotos e alguns tanques MBT.
Mas o resultado será o mesmo - derrotas catastróficas. A renamo é terrível e temivel e tem a causa e a razão. Vejam que os cerca de 2000 militares de elite que foram trucidados em Gorongoza enfrentaram apenas cerca de 300 guerrilheiros e agora o número quase triplicou, de acordo com fontes das perdizes. Lembre se qie certa vez chegou a Moatize um comboio com 498 cadaveres grandes parte dos quais chineses.
Neste momento os generais de Dhlakama andam muito impacientes com as lenga-lengas da frelimo na mesa negocial e estão ansiosos em vingar se dos abusos e humilhações da frelimo sobretudo em Maputo mas o seu lider pediu mais tempo.
Caros compatriotas, infelizmente a transição do poder nas 6 provincias não será pacífica. Haverá um banho de sangue e caos total durante algumas semanas, a frelimo e seus membros proeminentes que se encontram nas províncias é que pagarão a factura da intransigência do grupinho da frelimo em Maputo é he sérios riscos de o país ser dividido a partir do Save.
Eu Unay Cambuma nunca escrevo a toa e tudo quanto tenho escrito aqui irá exactamente acontecer assim: A frelimo vai cair após um rápido inútil derramamento de sangue.
Aliás, há muitos internadas "bravos do poletao" como o grande Prince Abraham, o Afonso Chicuare, o Nitafa hi Nomo, o Dzongue, o Nzungu Ndini, o Golfinho Fastudo e o Mandandazi Makhalela que tem relatado muitos acontecimentos que as vezes dão informações que de relance sugerem boatos mas há muita verdade no que eles publicam só que a propaganda Frelimista tenta desacredita los.
A situação no pais não está boa caros compatriotas, preparem para o pior.
Fonte: Unay Cambuma
EmoticonEmoticon